quarta-feira, 27 de maio de 2015

Viver para quês?


O Que, o Quando, o Quem e o Porquê se encontraram para discutir a razão de viver.

O Que afirmou:
- Para encontrar a razão da vida, o ser humano necessita descobrir o que ele veio fazer aqui.  Quando a pessoa descobre a sua missão, ou seja, o que ela veio fazer na Terra, tudo fica claro, pois descobriu a razão da sua existência. Tanto é assim que as pessoas somente se descobrem quando encontram sua verdadeira profissão e sentem-se felizes fazendo o que gostam.
O Quando, então, interveio:
- Me desculpe, mas, a coisa mais importante da vida é o tempo. Por isto, a existência do passado, do presente e do futuro. Muitos vivem no passado, outros desperdiçam o presente e tantos esperam o futuro que nunca chega. A maioria se esquece da importância do agora. Quem descobre o tempo certo de fazer cada coisa, estará descobrindo que a razão da vida é simplesmente vive-la a cada momento. A vida acontece no quando.
O Porquê, à sua maneira, filosofou:
- A razão de viver não tem uma resposta única. Ela é fruto da soma. Em cada situação, desde aquelas de maior relevância até a mais simples atitude, a pessoa necessita perguntar o porquê. E isto não quer dizer que ela irá encontrar a resposta. A curiosidade é que move a vida. Sem ela nada faz sentido. Quando alguém para de perguntar os porquês de tudo, verdadeiramente, perdeu a razão de viver. 
O Quem, por sua vez, replicou:
- Vocês estão discutindo o mundo exterior como se isto justificasse a existência humana. Conhecer a si mesmo é o mais importante. Quem se descobre, quem se reconhece, quem tem consciência da dimensão da vida interior, não se deixa abater pelas coisas terrenas e alcançará a vida em sua plenitude.  Vocês são apenas imagens do ter. A verdadeira realização, a razão de viver se encontra no interior de cada pessoa, no próprio ser.
E assim ficaram discutindo por várias horas sem chegar a uma conclusão. Até que passou por eles um senhor com cerca de 80 anos e ao saber do motivo da conversa, concluiu:
- Passei toda minha vida tentando descobrir o que vim fazer aqui na Terra. Questionando quem eu sou, quando seria a data da minha partida e o porquê da minha existência. Foi somente dias atrás que me foi revelada a razão da vida, o que estamos fazendo aqui, de onde viemos e pra onde vamos.  E a resposta para tudo isto é...
Neste instante, o senhor interrompe bruscamente sua fala e, suando em bicas, coloca a mão no peito e tem um infarto fulminante.

Moral da história: existem muitas histórias que, como esta, não têm moral nenhuma.