segunda-feira, 7 de março de 2011

Colombinas

Hoje, 8 de março, é Carnaval, mas, também é o Dia Internacional das Colombinas. Não dá para deixar em branco, uma data que simboliza a força, a beleza e as cores múltiplas de uma mulher. E quem de nós, homens, já não foi Pierrô, ou mesmo Arlequim? Quantos confetes, fantasias, alegorias e adereços já utilizamos para buscar conquistá-las?
E ao longo do tempo, na passarela da vida, assistimos de camarote, a passagem de tantas que alteraram o enredo da história.
Entre aquelas que foram porta-estandartes da benevolência e solidariedade, como esquecer de Irmã Dulce, da missionária Madre Teresa de Calcutá e de Zilda Arns?
Como não mencionar aquelas que deixaram a arquibancada e foram lutar por causas civis, como Joana Darc, Maria Quitéria e Anita Garibaldi?
E na comissão de frente da beleza, como não pensar em musas como Leila Diniz, Marilyn Monroe e Grace Kelly?
No quesito sensibilidade e arte, como viver sem Cora Coralina, Virginia Wolf e Carmem Miranda?
Como deixar de dar Nota Dez, para os talentos de Elis Regina, Simone de Beauvoir e Edith Piaf?
E para a Evolução do universo, como não registrar a cientista Maria Curie, a princesa Diana, e a pensadora política Indira Ghandi?
Sim, claro, em qualquer um destes blocos, poderíamos acrescentar um desfile interminável de mulheres, que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade em diversas alas de atuação.
Porém, além de todas as que foram destaques e tiveram seus nomes lembrados pela mídia ao longo do tempo, valioso não esquecer as colombinas do cotidiano. Aquelas que emprestam seu suor, seu trabalho e sua vida para que o estandarte de um país, uma cidade, uma comunidade, seja sempre valorizado, mesmo que elas permaneçam anônimas. São como as centenas de pessoas que vemos pela televisão, sambando no chão, no calor do asfalto, sem rosto e sem nome, cantando um samba-enredo, batendo em um tamborim, estufando o peito ao dizer o nome da escola que defendem. São donas de casa, professoras, secretárias, psicólogas, faxineiras...
Colombinas no carnaval, heroínas do cotidiano! Parabéns!