terça-feira, 31 de março de 2009

Arca de Nóe

A vida do ser humano sempre esteve ligada ao mundo animal, afinal, somos animais racionais, embora haja controvérsias com relação a isso. Mas, por exemplo, quando queremos dizer que cada pessoa deve ocupar a sua função, dizemos, “cada macaco no seu galho”, que tem tudo a ver com a nossa árvore genealógica. Quando alguém estava de mau humor, virou uma onça, pois estava com a macaca.
Na política, existem os famosos abraços de urso, mas há quem diga, que muitos, na verdade são lobos em pele de cordeiro. Portanto, toda cautela é necessária, afinal, em rio que tem piranha, jacaré nada de costas. Alias, esperteza e política andam juntas, pois esta área normalmente, anda cheia de bagre ensaboado. E dizem, que o que tem de rato no congresso...
No futebol, aquele deu o drible da vaca, o goleiro engoliu um frango ou um peru, e a bola foi parar lá onde a coruja faz ninho. Técnico é o Leão, mas animal mesmo é o Edmundo. Em Poços, periquito é a Caldense e o Vulcão é o quati.
Quer outro exemplo? Apesar do valor da amizade, o melhor amigo do homem é o cachorro, pois como dizem, é melhor ter um cachorro amigo, que um amigo cachorro. Aliás, o que tem de amigo fazendo cachorrada, e quando isto acontece, o cara é um tremendo de um traíra.
Na relação entre o homem e a mulher, o modelo é sempre o reino animal. Em casa em que mulher manda, veja só, até o galo canta fino. Filhos? Melhor um passarinho na mão que ser pai aos dezoito. Casamento? Gato que levou tijolada não dorme em olaria e malandro é o pato que nasceu com os dedos grudados para não usar aliança.
E a situação econômica? O mar não ta pra peixe. A situação vinha bem, de repente, deu zebra. Agora tem muita gente latindo no quintal para economizar cachorro. Aumentou consideravelmente o número de escorpiões nos bolsos dos cidadãos. Também o leão do imposto de renda não dorme no ponto e por isso, muita gente declara estar uma arara com a tal da declaração.
No trânsito, muitos motoristas afirmam não ter medo de animais na pista, mais sim, dos burros no volante. Tartaruga é sinônimo tanto de quem anda lento, quanto do redutor de velocidade. Foca é o jornalista que está iniciando na profissão. Gato é um rapaz bonito e sereia ou potranca valem para qualquer mulher bonita. Sapo é aquele que foi na festa sem ser convidado e papagaio de pirata é aquele que sai na fotografia também sem convite. Pato é aquele que não dá no couro, mas, em compensação, galinha é aquela mulher que vive ciscando por aí...
A lista é interminável e vou parando por aqui, pois como já sou cobra criada, sei que quem fala demais, dá bom dia a cavalo.