quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sabe de nada inocente


A Copa do Mundo é nossa e com o brasileiro não há quem possa. 
O país vive a expectativa de um evento mundial que será reflexo do que estamos construindo (ou destruindo?) ao longo do tempo. É notório que não conseguimos cumprir com toda a infra-estrutura necessária para realizar o evento. Mas e daí? O que isto vem demonstrar?  Nada que seja diferente do que há anos o brasileiro vivencia no seu dia-a-dia, pois também não conseguimos cumprir nossas metas na educação, na saúde, na segurança... E na Copa do Mundo seríamos outro país no padrão FIFA? Sabe de nada inocente.
Assistimos as greves, as paralisações, os movimentos sociais nas ruas. É notório como são desorganizados, sem metas claras, sem propostas factíveis, sem estrutura, sem líderes. Mas e daí? Sabe de nada inocente. Eles são reflexos da nossa própria desorganização diária, da ausência de ideais, da falta de lideranças, da nossa incompreensão da realidade. Perdemos nossa identidade e não sabemos quem somos nem para onde estamos indo. Transformaram-nos em marionetes e quando vamos exercer nossa cidadania já não somos mais cidadãos.
Na seleção brasileira dos 23 convocados, 19 jogadores estão no exterior. Mas e daí? Sabe de nada inocente. Eles não são muito diferentes dos milhares de brasileiros que não encontram oportunidades aqui e o passaporte carimbado alimenta a esperança de ser “contratado” por outro país.
Mas e o futebol brasileiro que encantava o mundo?  Sabe de nada inocente. Times sem entrosamento, sem regularidade, sem padrão, muito menos FIFA.  Mas e daí? O futebol é apenas o replay dos gols contras que estamos marcando em diversas áreas, já que a corrupção generalizada, a impunidade, os mandos e desmandos nos deixaram mais tristes, menos criativos, sem autoestima. Pedala Robinho!
Mas tudo bem. Após a Copa teremos as eleições e vamos mudar este jogo.

Sabe de nada inocente.