sábado, 9 de abril de 2011

Coração de estudante

Quero falar de uma coisa. Da existência, no meio de tantos jovens, de um coração que pulsa no medo, na insegurança e na mágoa.Fruto dos maus-tratos, da indiferença e do descaso, de um simples apelido, ou quem sabe até, da “gozação” aparentemente inconsequente. E esta “má água”, advinha onde ela anda? Com o passar do tempo, percorre e inunda as veias, infiltra-se nas células, deve estar dentro do peito modificando o semblante e o comportamento.
Este coração pode estar aqui do lado, bem mais perto que pensamos, mas a gente não o escuta. Ele bate silenciosamente, tristemente, descompassadamente.Enquanto outros se explodem de emoção para tudo o que a vida oferece, ele, como bomba-relógio, vai implodindo dia a dia.
Para muitos, bem ali na carteira ao lado, a vida parece ser eterna primavera. Para ele, a folha da juventude teimou em brotar em pleno outono e nasceu assim, amarelada,enfraquecida, e os ventos da discórdia vieram fortes e desviaram seu destino.
Seu sorriso de menino envelheceu cedo e ele tantas vezes se escondeu nas lágrimas de quem se sentia ausente na lista de presença na aula da felicidade.
Mas, renova-se a esperança.
A de que um dia alguém possa ouvir aquele coração com o estetoscópio da compreensão, pois há que se cuidar do broto, prá que a vida nos dê flor e fruto.
Para que em cada coração de estudante germinem os sonhos e floresça a alegria, há que se cuidar da vida de todas as sementes. Há que se cuidar do mundo real e virtual, para que todas as salas, as de aulas e as cibernéticas, sejam locais de paz e harmonia.
É necessário tomar conta da amizade para que se evitem cenas incompreensíveis de violência, inundadas de tanta mágoa. Se faz urgente cuidar para que artérias ainda tão jovens, não sejam obstruidas pelo medo e pelo ódio e possamos assistir apenas histórias de alegria e muito sonho.
Quem sabe assim, ao invés de corpos espalhados no caminho, verdes, plantas, sentimento, folha, coração, juventude e fé.