domingo, 21 de setembro de 2014

Se vira nos 15


Como conquistar o voto do cidadão em uma única mensagem veiculada pela televisão e pelo rádio em apenas 15 segundos? Como dizer algo que possa seduzir, encantar, convencer, persuadir o eleitor em tão pouco tempo?
Esta é a tarefa hercúlea, custosa, danosa, laboriosa, de milhares de candidatos a deputados estaduais e federais em todo o Brasil que, verdadeiramente, necessitam se virar nesta missão impossível.
A maioria segue o formato padrão falando genericamente sobre mudanças, contra a corrupção, a favor de reformas e por melhorias na saúde, na educação, na previdência além de “religiosos” que usam (indevidamente) o nome de Deus, buscando o auxílio da providência divina.
O próprio nome vira estratégia e assim “Ronaldinho Cover”, “Aécio Ribeirão das Neves”, “Lula Defensor”, “Escarlet Orrana” e “Mister M”  se misturam a tantos outros por todo o país.
Muitos tentam se diferenciar pela criatividade (discutível) utilizando frases de efeito, slogans, rimas e jingles.
 O humor é uma das armas e tem em Tiririca, “o abestado”, candidato novamente a deputado federal por São Paulo, um modelo que parece dar certo (está em primeiro lugar nas pesquisas de voto) embora este goze (realmente) de um tempo maior para dizer “tá com saco cheio da política, vote no Tiririca”, parodiando ainda uma das mais clássicas cenas do cinema em que Luke Skywalker retira a máscara de Darth Vader em “Stars Wars”.  Pegando carona no Tiririca, o candidato por Minas Gerais a deputado federal, Edson Moreira, afirma, enfaticamente, em sua mensagem: “Vote com segurança, se não, você vai morrer”.
Já o humorista Geraldo Magela, o Ceguinho, candidato pela primeira vez a deputado federal por Minas Gerais, brinca com sua deficiência visual dizendo: “Se o amor é cego, a Justiça é cega, e tivemos até presidente cego, por que não um deputado cego?”.
Em Pernambuco, seguindo a linha da graça (ou desgraça), o candidato “Dengue” aparece matando um mosquito com as mãos; “Jesus” (33333) de cabelos longos, coroa de “espinhos” e túnica branca pede o voto e paz para o Estado. Já o candidato Josafá Ribeiro com a mão no coração pede o voto para o eleitor, fechando, emocionado, a sua mensagem, dizendo: “Eu te amo”.
O jingle é outro instrumento utilizado e no Paraná, o candidato a deputado estadual Chik Jeitoso parodiou o hit “Tic Tic Nervoso” da banda Magazine, buscando seduzir o eleitor a votar no “Chik, chik, jeitoso”.
Os exemplos são inúmeros: um fala “passa a régua e ó, zap, neles”; outro diz que vai “estourar a boca do balão” e um boneco estoura um balão e “João Rasgado” usa a roupa rasgada no horário eleitoral.
Em meio a este palanque eleitoral midiático, percebe-se um eleitor confuso e indeciso  que, em poucos minutos, na urna eletrônica,  terá que escolher o presidente, o governador, o senador, o deputado federal e estadual de sua preferência.

Para os quase 143 milhões de eleitores brasileiros, apenas um conselho, em 2 segundos: Se vira!