segunda-feira, 23 de março de 2009

Roda Viva ou Morta?

A roda é com certeza, a grande invenção humana, apesar de se desconhecer quem a inventou. Através dela, muitos outros inventos surgiram, como o velocípede, o skate, o patins. A própria roda gigante não existiria, se antes não tivesse sido criada uma roda anã. Vejam só! Que descoberta fantástica, não sei como pude viver até hoje sem esta informação.
Mas, chega de rodeios.
Além de ser um invento interessante, a roda tem um mecanismo muito simples, ou seja ela serve para rodar, apesar de o dicionário explicar: "a roda transmite de maneira reduzida para a borda qual aplicada no seu eixo rotação eixo, amplificando a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas”. Entendeu? Nem eu.
Bem,mas, depois da invenção da roda, o tempo rodou e criaram-se ainda, as brincadeiras de roda, rodar um pião, as saias rodadas...
Mas, se ela serviu para muitas soluções na humanidade, também é causa de muitos problemas. Sim , porque depois da roda, tivemos o automóvel (com quatro rodas) e a motocicleta (com duas rodas). Depois destes inventos, na roda viva (ou morta?) diária do trânsito, muitos acidentes fatais e muita gente em cadeira de rodas.
Cresce assustadoramente, em números redondos, acidentes envolvendo motocicletas. Infelizmente, nas rodinhas de alguns motoqueiros, costurar o trânsito virou sinônimo de rapidez e esperteza, empinar virou sinônimo de habilidade e auto-afirmação, e andar de moto sem capacete, sinônimo de coragem e desafio a autoridade policial.
Assim, vamos assistindo a dezenas de jovens perderem a vida e a alegria de uma roda de samba. E muitos, infelizmente, com poucos quilômetros rodados.
"Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião, o tempo parou num instante, nas voltas do meu coração"-(Chico Buarque-Roda Viva)