sábado, 4 de maio de 2013

FORA DE MODA



Não sei você, mas, ultimamente, ando me sentindo como um par de galochas competindo com as botas de ultima geração de uma moderna sapataria. Literalmente estou fora de moda e nem protesto já que minhas atitudes me condenam.
Ainda falo “bença mãe!” e faço nome do pai em frente à igreja. Muito embora a pressão social e industrial seja forte, sou convicto de que mulher é mulher, homem é homem e paca é paca, ou pelo menos eram. Peço licença para passar entre as pessoas e o volume do som do meu carro serve apenas à minha audição. Ainda busco uma lixeira para jogar o papel e quando vejo alguém jogando uma latinha na rua, quase me mordo de vontade de jogar a pessoa no lixo. Quanto estou sentado e vejo uma gestante em pé, fico incomodado até oferecer o lugar. Continuo dizendo com muita frequência “por favor “ e “obrigado” e, ao conhecer alguém , me pego dizendo “muito prazer em conhecê-lo”. Ainda me espanto, de um lado, com o comportamento dos políticos e de outro, com a passividade do brasileiro. Fico indignado no descaso do patrão com o empregado e o descaso do empregado com a empresa. Incomoda-me a tecnologia sem limites sendo mais valorizada que o humano e o comportamento sem limites dos que se dizem defensores da liberdade.
Verdadeiramente sou peça fora de catálogo, àquela ceroula branca competindo com os pijamas de grife.
Meus olhos ainda teimam em lacrimejar ao ver o cuidado de uma enfermeira com a paciente idosa. O sorriso aberto de um motorista de ônibus em meio ao trânsito insuportável. As mãos grossas de um jardineiro podando os espinhos de uma rosa e a professora de braços abertos recebendo as crianças na porta da creche.
Ainda leio poesia ao cair da noite. “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo, perdeste o senso. E eu vos direi, no entanto, que, para ouvi-las, muitas vezes, desperto e abro as janelas, pálido de espanto.” (Olavo Bilac).
 Sou gravata borboleta em um sofisticado closet e decididamente as roupas deste mundo moderno não servem em mim.
Tudo bem. Sempre detestei uniforme.