domingo, 28 de junho de 2009

Muito careca vendendo loção para crescer cabelo

Eu não sei se a situação é mundial, nacional ou municipal. Mas, já percebeu o que tem de advogado com problemas na justiça? Quantos médicos estão enfrentando problemas de saúde por uma alimentação irregular, sedentarismo, cigarro e álcool? Quantos psicólogos e psiquiatras desnorteados com sérios problemas emocionais?
Engenheiro civil sem casa para morar, dentista com problemas odontológicos, jornalista desconhecendo a língua portuguesa, publicitário sem idéias para equacionar a vida financeira, administrador necessitando de consultorias, hoteleiro sem a mínima hospitalidade, vereador que desconhece a Lei Orgânica, policial preso por atos ilícitos, padre precisando de sermão...
Enfim, estamos vivendo um tempo em que poucos seguem o que apregoam. Nunca o jargão “casa de ferreiro espeto de pau” serviu tanto e para tantas atividades e profissões.
Claro, existem defesas. O fato de uma pessoa ser médica não a livra de problemas de saúde. Nem um psicólogo de ter problemas emocionais. Agora, que é cada vez maior o número de pessoas que indicam soluções que elas mesmo estão necessitando, disto não tenho dúvidas.
Será que é sintoma da vida corrida, do estresse, da violência, do desemprego?
Buscando uma explicação, liguei para um sociólogo, que não quis me atender, pois disse ter dificuldade de relacionamento (outro caso?).
Conversei aleatoriamente com outras pessoas sobre essa situação. Um profissional de educação física (extremamente obeso), um professor (não entendi nada do que ele tentou me explicar), até um motorista profissional com 30 anos de carteira (encontrei-o na delegacia de trânsito, tentando resolver suas multas), mas não encontrei uma resposta convincente.
Acabei parando em um cabeleireiro, que ao notar que os meus cabelos estavam caindo, me ensinou uma “fórmula milagrosa” que fazia crescer cabelos em 30 dias. E fez valer o ditado: a careca dele reluzia no espelho.