domingo, 14 de agosto de 2011

Círculo Vicioso

Existem problemas estruturais no Brasil que a gente convive há tanto tempo que até já fazem parte do nosso cotidiano. Infelizmente, nem nos indignamos mais ao ver tanto desmando, tanto descaso, falta de vontade para resolver ou minimizar os graves problemas nacionais. E como um problema gera outro, este circulo vicioso e maléfico acaba por afetar todas as instituições públicas.
Por não priorizarmos o setor da educação, por exemplo, acabamos por gerar graves problemas na saúde. O excessivo número de pessoas doentes resulta em uma demanda acima do suportável ao Sistema Único de Saúde e também ao sistema previdenciário. Mais pessoas doentes, menor número de pessoas nas escolas, no comércio e nas fábricas. Resultados? Menor produtividade, menor capacitação, desemprego e prejuízos na qualidade de vida da sociedade.
Quer outro exemplo? Uma justiça ineficaz com um sistema judiciário sem estrutura que acaba por afetar a credibilidade das leis e favorecer a corrupção e a impunidade. Geramos com isto mais violência e maior numero de criminosos a serem capturados e acolhidos pelo sistema penal. O resultado? Celas superlotadas favorecendo a “escola do crime”, sem a menor capacidade de recuperação e de retorno do indivíduo ao convívio social.
Um sistema político retrógrado e obscuro acaba por resultar em partidos políticos de ideologias inconsistentes, gerando governantes ineficientes sugados pela areia movediça do poder e dos interesses escusos. O resultado? Corrupção, ausência de planejamento e de prioridades, insensibilidade social e o pior deles: o desinteresse e a apatia dos cidadãos com a política, retroalimentando o sistema.
Vamos, ao longo do tempo, convivendo com as conseqüências, e jogando a sujeira para debaixo do tapete. Combatemos a metástese, mas, não eliminamos as causas das nossas doenças sociais.
No país do faz de conta, estamos mal na tabela dos campeonatos da educação, da saúde e da infraestrutura.
Mas, tudo bem, vem aí o Campeonato Mundial de Futebol.