domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mudanças

Todo mundo já sabe que o mundo não para de mudar e, em um tempo acelerado como o que estamos vivendo, isso é mais do que certo.
Muda-se o nome, o endereço, o estado civil, a religião, e até o sexo. Muda-se de emprego, de cidade, de país e até, desta vida para outra. Muda-se muito de ideia e por falar nisto, a mudança ortográfica, tirou o acento agudo da palavra. Quem será que teve a brilhante ideia? Estranho escrever sem o acento, ficou uma feiúra. Ih! Feiura também perdeu o acento, mas, mulher bonita continua tendo assento garantido.
Outra palavra que perdeu o acento circunflexo, o famoso “chapeuzinho”, foi voo. Já imaginou como voar nas linhas aéreas se o voo não tem mais assento.
Outra alteração foi a entrada em campo das letras w, y e k, que faz tempo estavam sendo usadas no Brasil, porem, irregularmente. Agora sim, você pode praticar kung fu, com k, ser um playboy com y e dar um show com w e com plateia (sem acento). Aliás, já imaginou uma plateia em pé, sem assento?
O importante é não esquecer que herói continua tendo acento garantido e com direito a troféu, que também continua acentuado.
Mas, não se desespere e não trema, fique tranquilo, pois o trema caiu. Contudo, não fique tão tranquilo, porque embora sequestro tenha perdido o trema, nada indica que a prática vá desaparecer, com ou sem trema...
Outra mudança foi a queda acentuada do acento diferencial. Porem, nesse caso, tem coisa que pode e coisa que não pode. Por exemplo, as palavras pôde e pode, como na frase: semana passada ele não pôde assistir o programa Hora da Verdade, mas, esta semana ele pode.
Com relação ao acento diferencial, vou lhe informar outra da reforma: qual é a forma da fôrma do bolo?
Agora, se tem uma coisa que está deixando muita gente paranoica (assim mesmo sem acento) é o tal do hífen, que sofreu muitas mudanças.
Em regra geral, quando a segunda palavra for com h (olha o cacófono), tem hífen. Por exemplo, anti-higiênico.
Com tantas alterações, tem gente se sentindo, depois da reforma um semianalfabeto. O meu microcomputador, por exemplo, se recusa a aceitar as novas regras, como um perfeito contrarregra.
Bem, antes que eu encontre alguém super-reacionário e ultrarresistente a este texto, me acusando ser um pseudoprofessor, ou um paraquedista do assunto, vou encerrando esse texto, antes que eu leve um pontapé no meu assento.
E como esse texto fala em mudanças, melhor mesmo é mudar de assunto. A crise financeira tem mudado....

Nenhum comentário:

Postar um comentário