terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Precisa-se de Pintores

Um dia o grande criador do universo deu cores à sua maior obra de arte: a Terra.
Ele iniciou a sua pintura, com o Sol, representação máxima da luz que se reflete nas cores. O astro-rei tinha que irradiar luz e energia, com uma cor forte e alegre e, para tanto, escolheu a cor amarela. Não satisfeito, imaginou que essa energia deveria ser multiplicada para dar vida a todas as coisas do planeta e assim, pintou o raio de sol de todas as cores existentes.
Depois, ao olhar para os mares e oceanos, pensou na imensidão deles na Terra. Na paz e na esperança, mesmo diante de grandes tormentas, que deveriam simbolizar. Assim, criou vários tons de azul e outros de verde e assim nasceram, por exemplo, o azul-marinho e o verde-água. A mesmo azul da imensidão ele colocou também na moldura da Terra, o céu, salpicando na mesma matiz as constelações do universo.
As florestas e matas deveriam representar a energia que tudo renova, mas, além disso, a paz de quem sabe da constante mutação das coisas e, na junção novamente do azul e do amarelo, pintou-as de verde.
E desta maneira, Ele, com seu pincel divino, foi pintando todas as coisas da Terra.
Deu vida aos animais, pássaros, peixes insetos, enfim a todos os bichos, pintando-os de todas as matizes, simbolizando a diversidade da existência terrestre.
Fez mais. Em sua grande sabedoria, resolveu que sua maior criação, o ser humano, deveria também ter a mesma possibilidade de dar vida as coisas, dando cores à vida.
Assim, transferiu para o homem, a responsabilidade de continuar o seu trabalho.
Hoje, passado tantos milênios, a Terra foi, por assim dizer perdendo, as suas cores originais. O verde das matas, pelo cinza das queimadas e desmatamentos, o azul do mar pela cor ocre dos óleos e detritos despejados pelo homem. O vermelho deixou de ser o líquido da vida, para ser a cor da violência estampada nas ruas de nossas cidades.
O branco e o preto passou a ser símbolo das diferenças raciais em muitos lugares do mundo.
Sim, a Terra precisa com urgência de pintores que possam resgatar o azul esperança, o amarelo luz, o verde vida, o branco paz e o vermelho amor entre pessoas e seres.
Precisa-se de pintores que se responsabilizem por redescobrir as cores, por tingir de luz e harmonia esse planeta. Tratar com urgência com o grande pintor do universo.

Um comentário: