sexta-feira, 22 de abril de 2016

Interrompemos nossa programação

Ligo a televisão. “Interrompemos nossa programação para o pronunciamento da excelentíssima presidenta da republica Dilma Rousseff. 
“Brasileiros e brasileiras.
O que venho dizer a toda nação é muito difícil para mim enquanto presidenta do Brasil, porém, extremamente necessário para a cidadã, para a mulher, para o ser humano Dilma Rousseff. Espero chegar ao final destas minhas palavras, movida pela força e a garra que sempre me destacaram e com a consciência de ter feito o melhor.
Prezados brasileiros. O Partido dos Trabalhadores, do qual tenho orgulho de pertencer, tem espaço reservado na história deste país. Ao longo da sua trajetória, o PT conseguiu obter muitas conquistas e é inegável que o partido é responsável por muitos avanços sociais que estão aí na saúde, na educação, na habitação, enfim, nos mais diversos setores.
Contudo, se cometemos muitos acertos, temos que admitir que também erramos demais. Talvez, o maior destes nossos erros, foi o de, ao longo dos anos, irmos nos afastando, a cada dia, das nossas ideologias, deixando nos encantar pelas benesses do poder. Infelizmente, muitos dos nossos companheiros, inclusive algumas das nossas principais lideranças, acabaram por se envolver em atos ilícitos e a corrupção, que já não era pequena, se alastrou por todas as nossas instituições. Importante afirmar que não é só o Partido dos Trabalhadores que possui pessoas corruptas no seu quadro, mas temos compromissos conosco e devemos responder pelos nossos atos, ao invés de ficar nos comparando com outros partidos.
Um outro grande erro nosso foi criar programas sociais que não tinham lastros financeiros para a sua realização. Assim, desde quando o ex-presidente Lula assumiu o governo, isto em 2003, e também, em minha administração, fomos assumindo compromissos sem a preocupação com o respaldo financeiro. Em 2015, durante a minha reeleição, sabia que as coisas não iam bem, mas, pelo meus laços partidários e a exigência e a pressão de continuar no poder, escondemos da nação os problemas que já estávamos enfrentando e que certamente iriam piorar ainda mais. Posso afirmar, com convicção, que não fui desonesta, pois não roubei, nem tirei proveitos próprios das situações que passei. Contudo, tenho o compromisso de assumir meus erros e neste sentido, sabia de muitas coisas que estavam acontecendo ao meu redor, mas tive que fazer vista grossa para não comprometer o partido e também o meu governo. Acreditava que muito daquilo que estava fazendo, embora não fosse legal do ponto de vista orçamentário, outros também fizeram. Então, me senti à vontade para abrir créditos suplementares, mesmo sem a aprovação do parlamento de modo a garantir que as metas de superávit no orçamento fossem atingidas. O mesmo ocorreu com as operações de crédito, as chamadas pedaladas fiscais que também cometi, a exemplo de outros governos que me antecederam. Se não participei diretamente de muitos atos, como aqueles ligados à Petrobrás, sabia da falta de limites e do superfaturamento. Acreditava, no entanto, que tudo aquilo era transitório e que daríamos um jeito depois, o que não ocorreu.
Brasileiros e brasileiras. Por todos os meus acertos e pelos meus inúmeros erros. Por ter a convicção de que o Brasil é muito maior que o PT e qualquer um de seus representantes. Por ter a consciência de que na vida, existem momentos de vitórias e derrotas, de chegar e partir, de exercer o poder e de, se necessário, abdicar dele em função dos interesses da pátria. Por saber que o maior ato de um ser humano é quando ele descobre que já está na hora de parar, em benefício da renovação e da continuidade do desenvolvimento, é que estou informando a todos os senhores e senhoras, da minha renúncia ao cargo de presidente da república. Sou uma mulher de luta, mas tenho a consciência de que, neste momento, lutar para me manter no poder, seria um ato individual e de um grupo político e o que país precisa é de lutas coletivas. Vou continuar sim lutando pelo Brasil e a minha maior luta neste momento é contra mim mesma, em benefício desta nação. Obrigado a todos aqueles que depositaram seu voto de confiança em mim. Conto com a compreensão também de todos dos meu partido. Seguiremos juntos por um país melhor. Muito obrigado!”
- Acorda aí cara! Você dormiu aqui no sofá com a TV ligada. O feriado acabou e amanhã é dia de voltar ao batente. Acorda véio! A crise tá pegando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário