segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lições do Pan

O esporte é a metáfora da vida. “Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos, só pode exaltar”. (Gonçalves Dias). É preciso ter jogo de cintura, resistência e flexibilidade para enfrentar as batalhas diárias pela sobrevivência. Aprendemos com as vitórias e, por vezes, bem mais com as derrotas. Éramos o favorito para aquela vaga, mas, fomos vencidos ao subestimarmos o adversário. É a lição da humildade. A doença nos atacou e quando achávamos que não tínhamos mais força, uma luz nos motivou e reconquistamos a saúde. É a lição da persistência. Ocupávamos um cargo importante, nos encantávamos com o poder e, tempos depois, tudo se perdeu e se findou. É a lição da temporalidade das coisas.
Ao acompanhar os Jogos Pan-Americanos, impossível não aprender com as imagens que o esporte nos oferece como espelho da dicotomia no cotidiano. O choro e o riso. O pódium e o esquecimento. A decepção e o contentamento. O aplauso e a vaia.
Os ensinamentos múltiplos do esporte são para a vida. Adversários não são inimigos. A vitória e a derrota são momentos, também passam. O tempo é muito importante para ser gasto à toa. Saber perder também é uma vitória. Dedicar-se ao máximo é o mínimo que se pode fazer quando se busca o sucesso. Treinar muito pode não levar a perfeição, mas, é o melhor caminho para isto.
O Pan realizado no México trouxe muitos aprendizados para o próprio esporte brasileiro que, apesar dos títulos conquistados como terceira força nas Américas, ainda carece de melhor infraestrutura para possibilitar ao atleta nacional o seu melhor desempenho. Irônico pensar ainda, que enquanto os atletas disputavam medalhas para o esporte brasileiro, em Brasília, a corrupção entrava mais uma vez em campo e no próprio Ministério dos Esportes.
Outra lição foi dada no mercado da comunicação. Os Jogos Pan Americanos foram transmitidos pela Rede Record de Televisão que venceu a disputa com a Rede Globo pela exclusividade de transmissão. Infelizmente, uma emissora tão importante como a Globo foi omissa e não aprendeu as lições que o esporte nos traz: a humildade na derrota e o compromisso com a missão. A competitividade de mercado e a luta pela audiência não podem suplantar a importância da informação. Com certeza, a Globo não perdeu só a audiência, mas também um pouco da sua credibilidade como uma das mais importantes redes de televisão do mundo. O esporte ensina muito, mas, assim como na vida, precisamos estar atentos às suas lições, na certeza de que o maior troféu é chegar ao final do campeonato com a consciência de ter feito o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário