quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Deu na telha

O amianto provoca ou não danos à saúde das pessoas? Representantes do setor industrial ligados ao setor dizem que não. Ambientalistas e profissionais da saúde afirmam que o amianto, ao longo do tempo, pode sim, provocar inúmeras doenças ao homem. Dezenas de países no mundo já o proibiram o amianto, outros ainda continuam a utilizá-lo. No Brasil, alguns Estados da federação já vetaram o seu uso, porém, a maioria ainda não o fez. Em Poços, a Câmara, em votação secreta, por sete votos a cinco, resolveu dar consistência ao veto do Executivo no projeto que visava impedir a utilização do amianto em obras da administração direta ou indireta.
O amianto, usado principalmente na fabricação de telhas e caixas d água, é um material de baixo custo e, em razão disso é que talvez se justifique a sua utilização, principalmente, em países em desenvolvimento como o nosso. Não sejamos ingênuos. Existem interesses comerciais, industriais, de viabilidade econômica que norteiam os dois lados: tanto daqueles que são favoráveis ao amianto, quanto aos contrários à sua utilização.
Porém, na construção democrática das opiniões divergentes, não vamos ficar em cima do muro. Em nossa modesta opinião, com a decisão dos vereadores, a cidade se coloca fora do prumo. Pois, se acreditamos que a saúde (não a financeira) é pilar de sustentação de qualquer sociedade, melhor não deixar vazamentos no abrigo da lei. Na dúvida entre os malefícios à saúde e os benefícios econômicos, melhor não construir em terreno arenoso buscando evitar trincas no edifício social. Entre a obra e a mão de obra, melhor optar sempre pela segunda opção. Na engenharia social, qualquer projeto, qualquer obra deveriam ter como prioridade o ser humano. Nunca é demais lembrar que o maior custo é quando a vida está em risco.
Sejamos utópicos. Ousamos propor uma placa a ser afixada em todos os setores públicos onde as decisões interferem diretamente na vida do cidadão. Nela, os seguintes dizeres: “Se você veio a este órgão público, apresentar alguma idéia ou discutir a proposta de algo que traga melhorias ao ser humano, seja muito bem-vindo.“
Sabemos: isto é poesia. O mundo é concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário