segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A educação em saia justa

O modelo da educação no mundo inteiro e também no Brasil passa por transformações, devido principalmente à Internet. A chegada dos cursos virtuais é uma das inovações que divide o país entre aqueles que são contra e os que são a favor. Mas, se várias reflexões são feitas sobre qual o modelo educacional mais adequado, o que se discute atualmente, é se o modelo da saia, ou melhor, se a minissaia usada por uma universitária em sala de aula foi adequada ou não. Vários estudos acadêmicos estão sendo feitos, incluindo dissertações de mestrado e teses de doutorado. Se a saia é pequena, os títulos dos trabalhos são enormes, como este, por exemplo: “ A minissaia nas salas de aula no Brasil- Um estudo qualitativo de mensuração aplicada aos novos modelos educacionais”.
No ensino superior, a grande discussão é sobre a exposição ou não do membro inferior feminino do corpo humano. Afinal, minissaia pode ou não pode ser usada em salas de aula?
A maioria dos homens diz que depende do corpo (será do corpo docente da universidade?). Já os moralistas dizem que a altura da minissaia é inversamente proporcional à moral, ou seja, quanto mais centímetros acima do joelho, mais imoral é a sociedade. Para os intelectuais, a teoria cognitiva de Piaget já afirmava que não pode haver moralidade quando alguém considera somente o seu ponto de vista. Para os anarquistas, quanto mais minissaias melhor, pois é o símbolo da liberdade, ou seja, o mínimo neste caso é o máximo. Para os ambientalistas, considerando que o tecido é retirado da natureza em sua matéria prima, quanto menos tecido melhor, assim, o meio ambiente fica preservado com a meia saia, quer dizer, a minissaia. Para os psicólogos, o mais importante não são as pernas de fora, mas, o que se passa dentro das cabeças. Para os políticos, o que tem que ficar claro é a importância do regime, não da aluna, mas, o regime democrático do Brasil. Para os economistas, a idéia da aluna de reduzir o tamanho da saia, vem ao encontro dos tempos difíceis, onde qualquer redução é bem vinda. Enfim, o país está dividido: a moda faz melhor a educação, ou, a educação está fora de moda?
O grave problema da educação no Brasil é mais embaixo do que em cima. Descobrindo as pernas, encobrimos a baixa qualidade dos cursos universitários, os baixos salários dos professores, o baixo preparo dos formandos para o mercado etc etc.
Se Paulo Freire fosse vivo estaria também enfrentando esta saia justa?

Um comentário:

  1. A.D.O.R.E.IIIIII!!!!

    Discutir a altura da saia ou micro saia enquanto os formados estão despreparados e sem emprego, enquanto a educação está uma vergonha é realmente uma saia justissima!
    bjs

    ResponderExcluir