terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dinheiro na meia e arruda na orelha

Antigamente quem tinha dinheiro no Brasil guardava as notas ou moedas dentro dos cofrinhos ou debaixo dos colchões. Mas, nos últimos anos, quem tem muito dinheiro no país, guarda a grana, a bufunfa, o faz me rir, nos chamados paraísos fiscais. Aliás, paraíso fiscal, é porque lá não existe fiscal, nem aqui não é? Mas no nosso paraíso tropical se guarda dinheiro, rapidamente em qualquer local, a qualquer hora, com qualquer quantia, em qualquer traje, mesmo que isso, a rigor, for um grande ultraje a nação.
O mais recente caso é do presidente da Câmara do Distrito Federal, Leonardo Prudente, que de maneira imprudente e ao que parece ilegal, apareceu em um vídeo colocando dinheiro nos bolsos do paletó e também dentro das meias. Na verdade, ele entendeu mais do que todos nós, o que significa realmente a expressão fazer um bom pé de meia. Segundo dizem, ele foi vítima de mau olhado e a partir de agora irá colocar uma folha de arruda atrás da orelha. Nenhuma relação desta atitude com o governador do distrito federal, também envolvido no caso, José Roberto Arruda.
Curioso também é que em todos os casos que se tem notícia, os que foram pegos com grandes somas de dinheiro, nunca sabem explicar convincentemente de onde veio e nem para onde iria o cascalho, a gaita, o carvão. O advogado de Arruda, por exemplo, disse que o dinheiro seria utilizado para a compra de panetones e cestas de natal que seriam distribuídos a comunidades carentes. Papai Noel existe ou será apenas meia verdade?
Mas, você leitor ou leitora, deve se lembrar que dinheiro já foi por diversas vezes manchete nos jornais, emissoras de televisão e de rádio no Brasil. Dinheiro em contas-correntes, em malas, dinheiro até em cueca. O único lugar que, com certeza, continua faltando dinheiro, é no bolso do trabalhador.
Dinheiro virou realmente moeda de troca por um lugar no governo, para permanecer com um lugar no governo e até para o governo não mudar de lugar. Dinheiro virou moeda de troca também por um lugar no paraíso celeste através de algumas seitas que aceitam tudo: dinheiro em notas, talão de cheque, cartão de crédito, vale transporte...
Muitos dizem que é lavagem de dinheiro, mas lavar dinheiro colocando dentro da cueca ou de meia? Para finalizar, cabe uma última pergunta: como é que tem gente dizendo que está com a consciência limpa, sabendo que o dinheiro é sujo? (este texto foi adaptado de um outro texto já inserido neste blog, porque, infelizmente, a história se repete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário