terça-feira, 8 de abril de 2014

Doentes


 Saúde e beleza fazem parte da busca desenfreada de tantos terráqueos nos dias atuais.
A beleza é mais um ponto de vista, que depende muito da vista e também do ponto.
A saúde não. Ela é por natureza multidisciplinar. Ela é conseqüência e não causa. Ela é a matéria prima pra tudo o que ser humano pode produzir.  Ela não é necessariamente o oposto da doença, pois existem muitos doentes saudáveis.
Para se ter saúde, é necessário o emprego digno e honesto que possa comprar o alimento que assegure a energia necessária ao trabalho.
E no trabalho, valer-se de equipamentos e do ambiente buscando preservar nossa integridade física e contar também com um patrão que nos preserve a integridade psicológica.  O trabalho precisa ser saudável para a gente ter saúde.
Para se ter saúde é necessário um teto, uma casa. Mais que isto, um lar e uma família que nos acolha e nos queira bem. Para ter saúde, carecemos do amor da família.
E além do lar, nossa saúde depende de água tratada, esgoto tratado, transporte público, a creche, a escola, um supermercado e também é claro, um posto de saúde e um hospital que respirem saúde nas instalações e nos profissionais que lá trabalhem.
Para se ter saúde é imprescindível contar com segurança.  Aquela que garanta a ida e a volta, que nos traga tranqüilidade em tempos de tantos conflitos. Imponderavelmente, para termos saúde, precisamos de paz.
Para se ter saúde, necessitamos do papo com os amigos, do esporte com os amigos, do lazer com os amigos, do abraço e do sorriso dos amigos.  A saúde anda de mãos dadas com a amizade.
Assim, a saúde vai muito além do nosso corpo físico, dos exames de alta tecnologia, dos equipamentos de geração avançada ou do atendimento por médicos de excelente qualificação técnica, na tentativa de garantir a continuidade de nossa existência.

Por tudo, não é difícil perceber, por tantas dores dos dias atuais, como a falta de carinho e de afeto, a ausência do diálogo, o desrespeito e a insensibilidade, a corrupção e a impunidade, pelas drogas que brotam das ruas, pela desvalorização e desqualificação do ser humano, que estamos, todos nós, muito doentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário