segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Poços: sob nova direção


Eloisio Lourenço será o novo prefeito de Poços de Caldas. Se alguém afirmasse isto há alguns meses atrás certamente seria ignorado. Mas o que muitos consideravam improvável aconteceu e o candidato do PT assumirá a prefeitura de Poços de Caldas a partir de 2013. Será que o 13 aqui foi mera coincidência?

Em uma eleição onde os prognósticos mudavam a cada semana e, ao que tudo indicava, a disputa ficaria entre o prefeito atual e o deputado federal, quem acabou sorrindo foi o dentista Eloísio. Pelo que consta é o terceiro dentista que Poços elege: o primeiro foi Sebastião Navarro, o segundo Geraldo Thadeu e agora o Eloísio. Sei não, mas quem quiser ser prefeito da cidade nas próximas eleições, melhor é começar já o curso de odontologia em alguma faculdade. Outra característica da eleição em Poços e que se manteve neste pleito é que nenhum prefeito desde David Benedito Otoni, em 1905, conseguiu ter dois mandatos consecutivos.

A vitória de Eloísio começou a ser construída no ano passado quando houve a implosão, a desconstrução, a ruptura política entre o prefeito atual e o grupo político que o apoiava. A partir daquele instante passou a ser viável uma terceira via, resultado ainda de pesquisas que apontavam o desejo de mudança pela população. Encarnando o slogan “a verdadeira mudança” e realizando uma campanha com tom discreto, sem grandes alardes, fugindo das brigas e discussões e com baixo índice de rejeição, Eloísio conseguiu puxar para a sua candidatura, um grande número de indecisos que passaram a apoiar o seu discurso e que fizeram a diferença na boca de urna. Alias, quer lugar mais apropriado para a vitória de um dentista que a boca de urna?

Ao que consta, o dentista Eloísio deverá assumir uma prefeitura com muitas dívidas e inúmeros problemas e terá que trabalhar muito para corresponder às expectativas da população.

Como poçoscaldenses ficamos na torcida para que o dentista Eloísio consiga realizar o que a cidade solicita: eliminando as cáries das ruas, implantando nova política administrativa na prefeitura, fazendo as restaurações no Turismo e os tratamentos de canais na Saúde, extraindo o que não contribui e auxiliando os dentes da engrenagem do desenvolvimento e da qualidade de vida.

Que o dentista Eloisio, além dos discursos estéticos, possa realizar as cirurgias estruturais que a cidade espera e que consiga o melhor resultado de um governo: fazer sorrir àqueles que mais necessitam das ações públicas.

2 comentários:

  1. Foi, sem dúvida, uma vitória fantástica, com quase 50% dos votos dentro de uma eleição que, no início da campanha, era polarizada pelo candidato à reeleição e o deputado federal que desejava voltar ao Executivo municipal.
    Mas, se por um lado comemora-se a vitória com votação expressiva e com o dobro dos votos do segundo colocado, por outro lado o resultado das urnas imputa considerável responsabilidade ao novo prefeito.
    Pois bem, comemorações pela eleição de Eloisio Lourenço para prefeito de Poços de Caldas à parte, o bom senso nos remete à composição da Câmara de Vereadores e a governabilidade, uma vez que o chefe do Executivo depende do Legislativo para inúmeras aprovações. Sendo assim, veja os 15 eleitos que ocuparão uma cadeira a partir de janeiro de 2013, o partido ao qual pertencem e a votação que obtiveram:
    Paulo Tadeu - PT - 3.856 votos
    Professor Flávio - PT - 3.244 votos
    Dra. Regina Cioffi - PPS - 2.523 votos
    Joaquim da Farmácia - PMDB - 2.410 votos
    Pastor Valdir - DEM - 1.907 votos
    Marcos Sansão - PSDB - 1.668 votos
    Lical - PTB - 1.454 votos
    Dr. Rogério - PSD - 1.321 votos
    Antônio Carlos - DEM - 1.318 votos
    Paulo Eustáquio - PSD - 1.297 votos
    Tiago Cavelagna - DEM - 1.127 votos
    Jonei Eiras - PSDB - 995 votos
    Zezé Scassiotti - PSDB - 936 votos
    Rogério Carrilo - PT - 873 votos
    Dr. Zé Maria - PMDB - 618 votos
    Em rápida análise, observamos que, em nome da governabilidade, será necessário, ao novo prefeito, haver algum tipo de entendimento ou composição, fato que deverá ou poderá ser conduzido pelo vereador Paulo Tadeu D'Arcadia, melhor votado no pleito e ex-prefeito do município. Se considerarmos a postura dos partidos durante a campanha, temos três grupos distintos conforme apoio aos candidatos a prefeito:
    O PT conquistou três cadeiras;
    O grupo que apoiou a candidatura do deputado federal Geraldo Thadeu conseguiu oito cadeiras; e,
    E os partidos que apoiavam a reeleição do atual prefeito, Paulinho Courominas ficou com quatro cadeiras.
    A considerar a declaração de dois eleitos logo após a divulgação do resultado final - a atual vereadora Regina Ciofi, que foi reconduzida ao cargo, e Lical, que volta ao Legislativo depois de ficar fora nesta legislatura - e os demais o seguirem, o novo prefeito não deverá ter dificuldades. Em suas declarações, eles disseram não ter partido político e que a atuação deles está voltada em aprovar o que é de interesse do povo... No entanto, sabemos que não é bem assim que a conduta geral se norteia e, muitas vezes, o que está em jogo é o interesse de grupos distintos.
    A luta do eleitor, que foi às urnas para dizer sim à mudança, não acaba com a eleição de Eloisio, pelo contrário, esta apenas está sendo iniciada. Por outro lado, independente em quem tenha votado para prefeito, precisamos ficar atentos, sermos mais atuantes e participativos para cobrar dos vereadores a aprovação daquilo que queremos e a rejeição das coisas que não nos interessa.
    Quanto à saúde financeira do município, em breve o novo prefeito nomeará a sua equipe do governo de transição e, seja lá como estiver, a partir de janeiro de 2013 tomará as medidas necessárias para sua administração.
    Que Deus ilumine a todos e proteja o nosso povo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu PA. Seus comemntários acrescentaram e muito na analise do cenário político na cidade. No meu texto há uma retificação na verdade são 4 prefeitos dentistas, incluindo, o Ronaldo Junqueira que não mencionei. abs wiliam de oliveira

    ResponderExcluir