segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Título de Eleitor não tem foto, nem voto

O Brasil é um país fantástico e de muitos contrastes. Somos, por exemplo, referência internacional em sistema eleitoral, principalmente em razão das nossas urnas eletrônicas. Aqui até a boca de urna já vem equipada com aparelho ortodôntico. Por isto, me espantei, como todo mundo, ao receber a notícia de que o título de eleitor não seria aceito para votar. Pensei como todos: ”mas se não é para isto, pra que serve o título?”. E se foto realmente é tão importante assim, modelo fotográfico tem prioridade na hora do voto. É só levar o book. Candidato também não precisa levar documento. É só apresentar o santinho. Concluí: estamos realmente em uma Zona Eleitoral.
Bem, mas lei é lei. Cumpra-se. E lá fui eu votar, e no caminho, e pra rimar, raciocinando: qual o documento apresentar? A carteira de identidade tinha minha foto, mas nela, estou mais feio que candidato de ficha suja. A carteira profissional também. Refleti, porém, que o emprego dela para votar não seria ético, já que o desemprego tem se revelado alto no país. Entre estas minhas dúvidas existenciais, sobrou apenas à carteira de habilitação.
Então, imaginei a cena. Eu entrando no local de votação e o mesário perguntando: “O senhor está habilitado para votar?”. “Claro, eis aqui minha carteira de habilitação”. E não é que tinha tudo a ver? Mundo, mundo vasto mundo, carteira de habilitação e eleição, seria uma rima e também uma solução. A partir daí, ampliei a reflexão. Por que não realizar uma campanha publicitária incentivando a apresentação da carteira de motorista na hora do voto? Poderiam ser criados alguns slogans. “Coloque o país na direção certa. Pra votar, apresente sua carteira de habilitação”. Ou então: “Não seja um ponto morto. Com sua carteira de habilitação, o Brasil vai pegar a marcha do crescimento. Vote”. Pra quem gosta de rima, vai lá: “Para votar em um país de primeira, apresente a sua carteira”. E outro: ”Na eleição, não vote na contra mão. Apresente sua carteira de habilitação”. Outro ponto positivo veio ao encontro da minha idéia. A carteira de habilitação seria ainda mais perfeita para o voto em trânsito. Sensacional!
Depois dessas divagações, estacionei o carro em vaga próxima à minha seção eleitoral e lá fui eu, caminhando contra o vento, sem lenço e com documento, como um candidato já eleito. Cheguei para o mesário e todo cheio de si em mim mesmo, apresentei minha carteira de habilitação. Já estava quase entrando na cabine, quando o mesário disse: “O senhor não pode votar”. Perguntei, surpreso:” Mas, como? Não tem que apresentar um documento com foto? Tai minha carteira de habilitação com a minha foto. Sou eu mesmo.” Ao que o mesário retrucou. “Eu sei senhor. Porém, sua carteira está vencida”. Fui voto vencido.

3 comentários:

  1. Muito cômico e inteligente.
    Gostei.
    elisa

    ResponderExcluir
  2. William, vi um início do post em que você contaria sua "saída" da Libertas, mas ao clicar no link a página não abre. Quero crer que seja apenas um problema da web. Ou será que não????

    ResponderExcluir
  3. Ao anônimo das 07h11

    Recebi uma informação inicial que eu havia sido exonerado. Em virtude disto, escrevi um comentário sim e o postei. Porém, a informação (que eu tinha certeza que era verdadeira em virtude da fonte)não foi posteriormente confirmada e eu permaneci na Libertas.Assim, o post perdeu a sua validade e eu o retirei, por enquanto...

    ResponderExcluir