domingo, 3 de outubro de 2010

Educação para todos, principalmente para os eleitos

Quaisquer que sejam os resultados após o segundo turno das eleições no país uma coisa é certa. A Educação, ou a falta dela, é o grande problema a ser enfrentado pelos futuros governantes em qualquer esfera e que precisa ir além dos discursos de campanha e ser exercitada como prioridade. Necessitamos urgentemente avançar muito para sair das limitantes grades curriculares e Educar para a vida no seu sentido mais amplo. Não o ensino formal aquele focado apenas no sucesso profissional, no acúmulo de bens, priorizando o desenvolvimento financeiro em detrimento do crescimento pessoal. Essencial é formar cidadãos e não caixas registradoras possibilitando a construção de um ser humano livre e íntegro. Com esta reflexão, a Educação é pilar de sustentação para todas as áreas sociais.
Uma boa saúde começa pela Educação, naquilo que se entende como ações preventivas. Ensinar o cidadão a importância da prática esportiva, os cuidados com a higiene e a alimentação, o controle da natalidade através dos métodos contraceptivos, entre outros hábitos saudáveis. Isto além de diminuir os altos custos no setor reduzirá a médio e longo prazo, o nosso alto índice de mortalidade, ampliando ainda a expectativa de vida do brasileiro.
Na Segurança, os nossos índices de criminalidade são reflexos diretos, entre outros aspectos, da nossa educação precária, já que segundo pesquisas, mais de 85% dos adolescentes entre 15 e 17 anos estão ausentes dos bancos escolares. E se estão fora das salas de aulas, quais “salas” na vida estarão freqüentando? O que ensinar sobre os malefícios da droga no corpo e na mente? O que ministrar sobre a arte em suas diversas manifestações e as inúmeras possibilidades que ela proporciona? O que ensinar sobre diretos e obrigações, sobre o respeito ao próximo, limites e tolerância?
Em relação ao meio ambiente, ao emprego, ao trânsito e a tantas outras áreas, perceberemos sempre a Educação como fator determinante para o crescimento do ser humano. E investir em Educação passa necessariamente pelo treinamento e a valorização do professor que trabalha nos níveis fundamental e médio, pois é ali a nascente de água pura, que se bem tratada, resultará em oceanos de seres biodegradáveis. Nunca é demais repetir as sábias palavras do ex-presidente americano Abraham Lincoln: “Se educarmos as crianças, não precisaremos punir os homens”.
Por tudo, Educação para todos, principalmente para os eleitos. Que o presidente, os governadores, senadores, deputados federais e estaduais possam realmente enxergar a Educação como o instrumento mais importante para minimizar os nossos graves problemas sociais. Importante lembrar que o maior auxílio que uma pessoa pode receber de um governo é a possibilidade de, através da Educação, gerar o seu próprio sustento e a sua independência contra qualquer forma de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário