domingo, 28 de março de 2010

Carga Tributária pode provocar Cifose

Imposto. Dizem que se esta palavra fosse boa não teria este nome.
Não é por outro motivo também o nome carga tributária. É para dar o sentido real de peso sobre os ombros. Aliás, não sei se já foi feita uma pesquisa sobre o tema, mas, talvez, o Brasil tenha a maior população de corcundas do mundo. O Ministério da Saúde adverte: “Carga Tributária pesada demais pode provocar cifose”. Não confundir com “Cifode” (perdão!).
O mais interessante neste assunto é que você obrigatoriamente paga o tributo, mas não existe a obrigatoriedade governamental de aplicar o seu dinheiro em obras e melhorias. Ou seja, você paga e eles gastam onde bem entenderem. Só para dar um exemplo, o contribuinte, ou para criar um neologismo, o contriotário, (contribuinte com otário) não entende o porquê, só para dar um exemplo,das estradas (se é que podem ter este nome) esburacadas em vários lugares do país. Isto para não mencionar que em muitos municípios brasileiros não existem escolas, hospitais etc ( principalmente, etecétera).
Infelizmente, muito do dinheiro dos impostos que pagamos acaba sendo desviado para outros fins, não importando os meios. Você pergunta, com o perdão do trocadilho infame: “Cofins” levou o que eu paguei? E fica sem resposta.
Mas, já que não resolvemos o problema dos impostos, temos que fazer um tributo (ops), quer dizer uma homenagem a criatividade do brasileiro, principalmente, a do administrador público. Faltou dinheiro no caixa? Inventa um imposto.
Por isto, já que também sou contribuinte, quero dar a minha contribuição. Você já reparou o número de cidadãos que fazem caminhadas hoje em dia? Que tal o Imposto Sobre Caminhada – o ISC? Toda pessoa que utilizar um espaço público para a sua caminhada diária pagaria um tributo para isso.
E já que temos o ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que tal a criação do ISCP - Imposto sobre Circulação de Pessoas? Todo bar, lanchonete, restaurante, casa de shows, estádio de futebol, pagaria um imposto incidente sobre o número de pessoas que circulam por esses locais.
Outra sugestão? Cresce muito o número de pessoas que tem um cão em sua residência. Isto possibilita a criação de uma nova tributa cão, quer dizer tributação: o IPaET - Imposto sobre Proprietários de Animais de Estimação, incidente sobre toda pessoa que tiver um cãozinho, um gatinho, um papagaio em casa.
Outro imposto poderia ser o ISOP – Imposto Sobre Opinião Pública, ou seja, todo individuo que manifestar a sua opinião, deverá também dar a sua contribuição ao fisco!
Epa! Particularmente, a ideia não me parece boa. Esse artigo já seria passível de tributação e eu de ter cifose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário