segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Mundo Animal

A vida do ser humano sempre esteve ligada ao mundo animal, afinal, somos animais racionais, embora haja controvérsias com relação a isso. Mas, dá para entender, por exemplo, quando queremos dizer que cada pessoa deve ocupar a sua função, dizemos, “cada macaco no seu galho”, que tem tudo a ver com a nossa árvore genealógica. Ou seja, o nosso mais antigo ancestral deve ter sido um macaco mesmo. Aliás, quando alguém está de mau humor, “vira uma onça” e com certeza deve “estar com a macaca”.
Na política, existem os famosos abraços de urso, mas há quem diga, que muitos, na verdade são lobos em pele de cordeiro. Portanto, toda cautela é necessária, afinal, em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
No futebol, aquele deu o drible da vaca, o goleiro engoliu um frango ou um peru e a bola foi parar lá onde a coruja faz ninho. Técnico é o Leão, mas animal mesmo é o Edmundo. Em Poços, periquito é a Caldense e o Vulcão é o quati.
Quer outro exemplo? Apesar do valor da amizade, o melhor amigo do homem é o cachorro, pois é melhor ter um cachorro amigo do que um amigo cachorro. Aliás, o que tem de amigo fazendo cachorrada.
A esperteza não é do homem, e sim do gato que já nasceu de bigode e em terra de sapo, ensina a natureza, mosca nunca dá rasante.
Na relação entre o homem e a mulher, o modelo é sempre o reino animal. Em casa em que mulher manda, veja só, até o galo canta fino. Filhos? Melhor um passarinho na mão que ser pai aos dezoito. Casamento? Gato que levou tijolada não dorme em olaria e malandro é o pato que nasceu com os dedos grudados para não usar aliança.
E a situação econômica? O mar não ta pra peixe. A situação vinha bem, de repente, deu zebra. Agora tem muita gente latindo no quintal para economizar cachorro. E aumentou consideravelmente o número de escorpiões nos bolsos dos cidadãos.
No transito, muitos motoristas afirmam não ter medo de animais na pista, mais sim, dos burros no volante. Tartaruga é sinônimo tanto de quem anda lento, ou mesmo, do redutor de velocidade.
Foca é o jornalista que está se iniciando na profissão. Gato é um rapaz bonito e sereia ou potranca valem para qualquer mulher bonita. Sapo é aquele que foi na festa sem ser convidado e papagaio de pirata é aquele que sai na fotografia também sem convite.
Bem, vamos parando por aqui, pois já estou falando que nem papagaio e como sou cobra criada sei que quem fala demais dá bom dia a cavalo.

Um comentário:

  1. Oii Wiliam!!

    Coloque aquele texto "Carta ao meu pai" do seu livro...é lindo e muito emocionante!

    Abraços e sucesso sempre

    Nathália Assis

    ResponderExcluir