segunda-feira, 27 de junho de 2016

"Eu quero ser vice"


As eleições municipais se aproximam e os políticos locais parecem mais distantes do eleitor em relação ao último pleito. Isto se tornou evidente quando, apesar da crise financeira atual, vereadores, prefeito, vice aprovaram o aumento dos seus próprios salários e dos secretários, enquanto a maioria dos pobres mortais está ainda mais pobre e ainda mais mortal. Alegaram que o aumento é legal. Verdade. A crise é legal para poucos e letal para muitos. O certo é que estavam sem calculadora no momento da aprovação do aumento salarial e ignoraram ou desconhecem que existe matemática na política. Não fizeram conta do eleitor. Aumentou-se o salário. Contudo, reduziu-se a credibilidade, a proximidade, a legitimidade dos cargos públicos. Mas, até outubro –dirão- ninguém se lembrará mais do fato. Verdade.  Memória quem tem é calculadora.
Como também já esquecemos, vamos lembrar que o momento atual é de definição, pelos partidos e coligações, dos candidatos a vereador, a prefeito e vice. Até agora, na estância em technicolor, já temos definidos alguns pré-candidatos a prefeito. O problema parece ser a escolha do vice. Primeiro, devido ao exemplo federal, onde o vice que ninguém tinha nada a Temer, é hoje o presidente da república em exercício.  Segundo, é que, apesar disso, ninguém quer ser segundo, ou seja, ninguém quer ser vice, todo mundo quer ser prefeito e entrar para história. O único que não quer ser, até porque já não está entre nós, é Raul Seixas. “Mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito...”.
Nas noites frias, das nem tão quentes reuniões partidárias, a abertura se faz pela seguinte frase.  “A vaidade tem que ficar lá fora. Aqui dentro estamos todos unidos em torno de um projeto para o município. Estamos unidos por Poços de Caldas”. Palmas esquentam as mãos e são ouvidas no recinto. Porém, se a abertura é esta, a fechadura é outra. “Não podemos abrir mão da nossa candidatura”.  Ninguém quer abrir mão de ser cabeça. Assim, não devemos nos espantar se, nos próximos dias, os classificados dos jornais estamparem o seguinte anúncio. “Procura-se Candidato a Vice-Prefeito. Tratar com o candidato a prefeito”. Dizem, ou é mera invenção do autor deste texto, que foi descoberto um candidato a vice-prefeito. Ele tem 12 anos e estuda em uma escola pública. Em pesquisa feita por uma professora mediante a pergunta “O que você quer ser quando crescer? o garoto respondeu. “Eu quero ser vice-prefeito”. Dizem, ou é mera invenção do autor deste texto, que os partidos estão disputando a tapa o passe do menino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário