domingo, 8 de setembro de 2013

Brasil não rima com céu de anil


  1. Nós, brasileiros, nos acostumamos a falar sobre o assunto “guerra” analisando conflitos existentes em outras nações. Vemos pelas imagens da TV e da Internet, por fotos nos jornais e nas revistas, as guerras em curso na Síria, no Afeganistão, no Paquistão, em Israel, no Iraque, para citar algumas. Conforme fomos culturalmente “adestrados” pelos filmes de Hollywood, guerra de verdade envolve tanques nas ruas e bombordeios por céu e mar. No Brasil, não. Afinal, moramos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza e que beleza, pois em fevereiro tem carnaval!
  2. Decididamente, acreditávamos: Brasil não rima com fuzil.
  3. Discutimos a violência crescente no país. A violência contra a mulher, contra a criança, a violência das ruas e a dos lares, a das drogas e a dos bares. Aquela que se espalha pelas escolas, trafega por todas as classes sociais, invade grandes e pequenas cidades e nos coloca em prisão domiciliar. A violência do traficante e da polícia, a do condenado e a do juiz, a do motorista e a do pedestre, a do patrão e a do empregado. A violência que se mascara nas ações dos políticos corruptos e aquela que se delata anônimamente na anarquia do Black Bloc nas recentes manifestações sociais.  Buscamos encontrar as causas que nos trazem a grave consequência: mais de 110 mil pessoas mortas por ano no Brasil. Somente no trânsito são mais de 50 mil.
  4. Decididamente, percebemos: Brasil não rima com mãe gentil.
  5. Como resgatar o bandido, se as prisões lotadas são hoje universidades do crime? Como acreditar na polícia, se muitos políciais se diferem apenas na farda em relação aos ditos criminosos? Como apostar na justiça se ela é tão tardia quanto falha? Como crer nas Igrejas, se muitas se tornaram apenas pontos de comercialização da fé? Como acreditar nos políticos se muitos sequestram a nossa esperança, estupram nossa bandeira, assassinam o nosso direito a um país melhor?
  6. Decididamente e infelizmente, refletimos: Brasil não rima com céu de anil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário