domingo, 15 de maio de 2011

Penso, logo, resisto

Um mercado cada vez mais competitivo.
Empresas públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas necessitando tomar decisões cada vez mais rápidas para atender cidadãos e clientes cada vez mais exigentes. Este é o cenário.
Mas, o que se percebe comumente na maioria das empresas públicas e privadas? A resposta: ações emergenciais, rotineiras ou improvisadas.
O “erro e acerto”, sem estudos, nem análise criteriosa de tendências e embasamento técnico.
A quem interessa?
Nas administrações públicas, o fator político determinando as decisões, maquiados pela tentativa de repassar a opinião pública de que o conceito foi “priorizar o técnico”.
Nas administrações privadas, o pensamento de “precisamos matar um leão por dia”, escondendo o desconhecimento de ”quantos leões existem” e se outras soluções não evitariam, em longo prazo, a falência do “zoológico”.
A quem interessa?
Planejamento é palavra muito falada e pouco exercitada por pessoas e organizações. Exige objetivos claros, metas definidas e estratégias adequadas. Exige investimentos e seres pensantes.
A quem interessa?
O cotidiano nos ocupa e o fazer se torna urgente.
Tornamo-nos operacionais. Máquinas a serviço da produtividade. Padronizamos nossos comportamentos e o relógio é o bedel a nos obrigar a cumprir nossas tarefas.
Não criamos, repetimos. Não pensamos, agimos.
Mas, não nos enganamos. Haverá sempre alguém que planeja e reflete em como aumentar seus lucros ou como se manter no poder. Para isto, buscará sempre manter ocupados os eleitores ou colaboradores para que estes não tenham tempo para pensar e nem planejar.
Pior. Para que não tenhamos tempo, nem consciência, nem meios, nem recursos para questionar a nossa falta de tempo, a nossa inconsciência, a nossa falta de instrumentos, nossa ausência de recursos.
Encanta-nos com o ter, ao mesmo tempo em que nos apaga o ser. Elimina idéias, ideais e ideologias. Somos figurantes pagos para aplaudir. O palco tem os atores de sempre e o roteiro não muda.
A quem interessa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário