sábado, 25 de abril de 2009

Sonho de Ícaros

Sinceramente, sou contrário a impedir que os deputados viajem para o exterior a lazer com passagens pagas pelo dinheiro público. Por mim, eles deveriam ir sim com as passagens pagas pelo Congresso. Só imporia uma pequena condição: que eles não voltassem. Pois, fala sério, o problema não é os deputados irem para outros países a passeio com passagens pagas pelo cidadão, o pior é eles voltarem depois para o nosso país.
Há que se ressaltar também que com a crise econômica o brasileiro precisa apertar o cinto e os deputados estão fazendo a sua parte, apertando o cinto de segurança em suas viagens.
Entrevistado por uma emissora de TV, um deputado defendia a idéia de viajar, acompanhado da esposa. Alegava que eram 30 anos de vida conjugal e que ele não gostava de viajar sem a mulher. O amor é lindo! Comecei a compreender a razão de muitos deputados alegarem que cumpririam um mandato transparente. Por detrás da boa intenção, havia uma empresa aérea: a Trans-Parente. Dá para entender também porque o plano urbanístico de Brasília, é chamado de Plano Piloto e a cidade ser dividida em Asas Sul e Norte. Talvez explique o fato do deputado criar asas e comandar o dinheiro público como se não tivesse que prestar contas ao cidadão do seu plano de voo. Somente nos últimos dois anos, foram mais de 800 mil reais em viagens internacionais, muitas delas, principalmente para a Europa. Talvez seja pela influência de deputados que possuem sobrenomes de países europeus como a deputada Alice Portugal e os deputados Ariosto Holanda e Marcio França.
Curioso é o fato dos os deputados do Piaui preferirem a cidade de Miami (leia-se “Maiami”) nos Estados Unidos. Dizem que é por uma questão de carência afetiva, já que possivelmente os referidos deputados leiam Miami e aí o amor novamente é a causa das viagens.
Após a descoberta da “farra das viagens” agora deu pane realmente na Câmara e tem gente dizendo que vai abrir a caixa preta e comentar sobre outras denúncias como a venda das passagens aéreas feita por alguns deputados.
Como tudo na vida ensina, vale fazer uma analogia entre a mitologia grega e a farra das passagens, através do que ficou conhecido como Sonho de Ícaro. Conta a lenda que Dédalo construiu asas artificiais para que ele e seu filho Ícaro voassem e se libertassem do labirinto onde estavam presos. Porém, eles deveriam voar a uma altura média, nem tão próxima ao sol, para que o calor não derretesse a cera das asas, nem tão baixa, para que o mar não pudesse molhá-las. Mas, Ícaro, inebriado pela sensação de liberdade e poder, chegou muito perto do sol e a cera de suas asas se derreteu e ele caiu no mar.
Deputados inebriados pela sensação de liberdade e poder, se encantam com o brilho da sua função e se esquecem de que o dinheiro que recebem é fruto das batalhas de cada cidadão e assim se aproximam da corrupção e do desmando e caem no mar de lama que se tornou o Congresso.
Para o honesto cidadão brasileiro, pagador de imposto, sobra o sabor do desgosto e a velha frase: “o ultimo que sair, apague as luzes do aeroporto”. Fui!

Um comentário:

  1. Demorei pra achar seu blog.
    Seus textos despertam saudades.
    Agradeço imensamente por eles serem escritos em letra de forma, rsrsrsrsr.
    Beijos imensos.

    ResponderExcluir