domingo, 29 de março de 2009

Control C, Control V

Comece a ler este texto com um certo receio, pois, em nosso país, já viu né, tudo pode ser copiado, falsificado ou clonado. Por exemplo, tudo que é líquido tem grandes chances de falsificação, como o whisky e a champanha, a gasolina e o álcool, até o leite já se revelou aguado.
Em um passado não muito distante, chegaram a clonar a marca BR da Petrobras, e em muitos lugares na verdade o que se lia era 13 R Distribuidora. O número um e o numero treze muito juntos pareciam a letra B e como as cores eram as mesmas, a pessoa acabava por comprar gato por lebre.
Quer outro exemplo? Remédios. Falsifica-se a embalagem, a bula, a receita, até o médico é falsificado, como foi o exemplo daquele enfermeiro que se passava por doutor. Voce com certeza, se lembra, foram descobertos remédios falsificados para disfunção erétil . Ou seja, estamos cada vez mais impotentes contra a falsificação.
A listagem é extensa: dinheiro, programas de computador, CDs e DVDs, pen drives, perfumes, mel, azeite, tênis, roupas, bolsas, cartões de crédito, diplomas, obras de arte, declaração de senador... tudo falsificado.
Mas, com a chegada da Internet a coisa fugiu do controle, ou melhor, ganhou dois novos controles: o control C e o Control V. O "Copie e Cole" virou mania nacional. Trabalhos acadêmicos então, são exemplos claros que confirmam a celébre frase de Lavoisier: "na Internet, nada se cria tudo se copia" (como não quis copiar a frase por completo, fiz apenas uma pequena adaptação histórica). Outro dia, ao receber um relatório acadêmico de alunos universitários, sobre algumas empresas da região, comentei com eles, após um trabalho de investigação, que estava indignado. "Vocês não vão acreditar. Não é que as empresas copiaram o trabalho de vocês e colocaram no site delas?. A ironia foi a saída para testemunhar o quanto é cada vez maior o desgaste das teclas Control C e Control V nos computadores. Cada vez mais se justifica também, ao final do curso, os alunos participarem da cerimônia de "Colação de Grau".

além de recorrer a conhecimentos lingüísticos, textuais e interacionais, o leitor necessita saber usar recursos próprios para a leitura do hipertexto, já que este se constitui em um labirinto de infinitos textos, versando sobre infinitos temas, em uma extensa rede que possibilita -

Oppss! Me desculpe leitor, sem querer, apertei as teclas Control V e Control C....

4. Algumas considerações finais Em nosso percurso, destacamos que o hipertexto é um texto, múltiplo, é verdade, mas um texto. Desse modo, podemos dizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário