sábado, 7 de março de 2009

BASTA!

Nós, brasileiros, sempre fomos considerados um povo pacato, tolerante, honesto, trabalhador e criativo. Talvez por isto, muitos são aqueles que se aproveitam destas nossas características e buscam tirar vantagens em tudo.
Alicerçados na boa fé dos tupiniquins, na nossa tão falada falta de memória e em uma justiça morosa, os aproveitadores fazem e desfazem, corrompem-se utilizando o dinheiro público e seqüestram a nossa confiança, confiantes na impunidade existente.
Mas, é chegada a hora de cada cidadão brasileiro dizer um BASTA.
Basta de políticos que falam muito e pouco fazem, e quando fazem, fazem mal feito.
Basta de discursos enganadores e utópicos.
Basta de promessas, que sabemos de antemão, nunca serão cumpridas.
É hora de dizer um basta a todas as coisas que há muito aceitamos calados: à justiça morosa, aos políticos corruptos, às leis feitas em benefício próprio, aos sanguessugas da miséria social, aos atores existentes em todas as áreas do governo, que enganam na palavra para permanecerem no poder. Que trocam benefícios individuais por votos, que fazem dos direitos do cidadão, esmolas da exclusão social. Que constroem castelos, desconstruindo a vida , se esquecendo dos barracos, das palafitas, dos casebres, dos que "moram" embaixo da ponte.
Queremos seriedade, sinceridade e atitudes.
Queremos um plano de ações consistente e factível.
Não ações para remediar e iludir. Não necessitamos de tapinhas nas costas e nem de ideologias sem roteiro de chegada.
Queremos governantes sensíveis, conscientes e ágeis.
Precisamos de administradores públicos com responsabilidade coletiva e não de políticos privados com objetivos individuais.
Precisamos de homens que arregacem as mangas para sentir de perto as mazelas por que passam a maioria dos habitantes deste país.
Abortamos os governantes de gabinetes que assinam medidas, desconhecendo as conseqüências de seus atos.
Preferimos sim, a verdade que impossibilita determinada ação, que as falácias de quem busca agradar por motivos sórdidos.
Queremos seres humanos exercendo a política. Pessoas que saibam lutar e sorrir com as vitórias, chorar e lamentar nos fracassos.
Não compraremos mais “produtos” embalados pelo marketing político e pelos interesses dos vários “Pês”, que muitos ainda insistem em chamar de Partidos.
O “Pê” que nos agrada é o de pessoa, desta que a gente encontra comumente nas ruas, com problemas e dúvidas, com sonhos e vontade de vencer.
Precisamos de homens públicos que realmente queiram ser a voz dos excluídos e esquecidos. Não, não queremos santos, nem super-heróis. Necessitamos de pessoas que façam Política por amor à vida, como instrumentos de Deus no auxílio ao próximo.
BASTA!
Talvez seja esta a palavra que falta não somente ser falada, mas ser exercida diariamente, evidenciando que a bondade do brasileiro não é alvará de desmando para quem não respeita a dignidade humana.

Um comentário: