sábado, 28 de fevereiro de 2009

Meio ambiente ou meio de vida?

O meio ambiente virou moda no mundo inteiro. Um exemplo claro e literal é ver dezenas de modelos nas passarelas protestando contra a caça indiscriminada de animais para comercialização de peles. Outros exemplos estão nas grifes que utilizam a natureza para obterem vantagens competitivas no mercado. Se avançarmos mais ainda, perceberemos as dezenas de organizações não governamentais, que surgem da noite para o dia, desejando, por sua vez, um pedaço do verde, que neste caso, são os dólares americanos.
É isso. Por detrás de campanhas para salvar o mundo, existem, infelizmente, milhares de pessoas querendo salvar a sua própria pele. O meio ambiente virou meio de vida para muitos.
Na terra brasilis, não é diferente, ou você achou que fosse?
Primeiro porque, apesar de o país possuir muitos recursos naturais, incontáveis são aqueles que pensam mais nos recursos financeiros. E a nossa terra é fértil para isso. Veja, são inúmeros os órgãos governamentais e não governamentais para cuidar da ecologia. Um cuida da água, outro do solo, outro dos animais, outro da flora, outro para fauna, outro fiscaliza, aquele pune...porém, inexiste uma ligação entre eles e aí, afloram e afanam os contribuintes por todos os lados.
A burocracia cumpre a sua parte e “molhar a mão” tem outros significados que nada lembra aquele recurso natural finito, que por sinal, faz aniversário mundial no próximo dia 22 de março.
Quer um exemplo prático: Um amigo próximo está tentando montar um pesqueiro seguindo a legislação vigente já faz mais de um ano. Esses dias pensei em lhe dar uma camiseta de presente que ao invés do "Tá nervoso? Vai Pescar" teria a seguinte inscrição: “Quer ficar nervoso? Tente montar um pesqueiro”.
É isso. O Brasil é campeão em biodiversidade.
Pena que também ocupe as primeiras posições em biodesonestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário